Núcleo de Tecnologia da Smed realiza cursos especializados para os professores da rede

O Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM), do setor pedagógico da Secretaria Municipal da Educação (Smed), começou o ano oferecendo três cursos voltados para os professores da Rede Municipal de Ensino. As capacitações, sempre com duas turmas, fazem parte da Formação Continuada da Smed e têm o objetivo de auxiliar os servidores a explorar ferramentas de informática em sala de aula.

O primeiro curso foi uma formação mais direcionada para os professores que estão começando a atuar com Tecnomídias e Laboratório de Informática Educativa, com orientações básicas e pedagógicas. Nele, foram trabalhadas técnicas para destacar a importância e o potencial das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino e na aprendizagem, debater formas de organizar a rotina de trabalho, além de explorar alguns recursos disponíveis na ferramenta, visando estratégias pedagógicas.

O segundo treinamento tratou da ferramenta LibreOffice na educação, com o propósito de explorar os principais recursos do programa, como editor de texto, planilha eletrônica e apresentação de slides, todos do pacote disponível nas escolas para os professores da RME. O curso começou na última terça-feira (27/03) e continua semanalmente até o dia oito de maio.

O último curso de formação foi o Maker Lab, uma oficina de animação digital, aberto para todos os professores, com o objetivo de explorar as principais ferramentas de animação disponíveis nos Laboratórios de Informática Educativa das escolas.

As capacitações reuniram mais de 60 professoras da rede e foram realizadas na sala do NTM, localizada no primeiro andar da Smed.

Fotos: Sintian Schmidt