Smed recebe representantes da Secretaria da Educação de Lajeado

Integrantes da Secretaria Municipal da Educação do município de Lajeado (RS) vieram a Caxias do Sul, na manhã desta terça-feira (06/03), para conhecer como funciona a compra de vagas da Educação Infantil na rede particular. A intenção é adotar formato semelhante na cidade do Vale do Taquari a partir deste ano.

Além da aquisição de vagas, outros assuntos foram discutidos, como as atribuições e carga horária de professores e monitores, adequação dos espaços físicos das escolas, salário de funcionários e transporte escolar. O modelo da Central de Matrículas de Caxias do Sul também foi considerado pela comissão de Lajeado, que pretende implantar o sistema no município futuramente.

O grupo foi recepcionado pela secretária municipal da Educação de Caxias do Sul em exercício, Raquel Baldasso; e pela diretora financeira, Danúbia Sartor. De Lajeado vieram a coordenadora de ensino, Dirce Scherer; a supervisora da Educação Infantil, Fabrícia Rossi; a diretora da secretaria, Lisandra Quinot Persch; e a secretária da Educação, Vera Lucia Plein, que considera Caxias uma referência por suas proporções, como cidade, e desenvolvimento no quesito educação. “Esse encontro permitiu uma verdadeira troca de experiências, essencial para a correta tomada de decisões”, concluiu.

Fotos: Carolina Canton

Semma abre agendamentos para roteiros ecológicos no Jardim Botânico e no Mato Sartori

A gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) informa que, desde o início do mês de março, é possível agendar a participação nos roteiros ecológicos promovidos no Jardim Botânico e Mato Sartori. As visitas, que buscam apresentar a flora do local, orientar sobre a preservação e despertar a consciência ambiental nos visitantes, são guiadas por servidores da Semma e duram aproximadamente duas horas.

Segundo a gerente do setor de Educação Ambiental, Cassiane Giacomelli, os roteiros promovidos no Mato Sartori terão uma novidade neste ano. “A Trilha Cega será desenvolvida nas visitas guiadas. Ela consiste em vendar alguns visitantes, apurando a percepção do público e despertando a questão sensitiva”, explica.

Os roteiros serão promovidos nas terças, quartas e quintas-feiras e possuem dois horários de início, às 8h30 ou às 14h. O primeiro roteiro já está previsto para o dia 20 de março. Escolas, entidades e empresas interessadas em agendar as visitas para depois desta data podem contatar a diretoria de Educação Ambiental da Semma, pelo telefone (54) 3901.1445, ramal 220.

Assessoria de Imprensa – Semma

Fotos: Mateus Argenta