Ano letivo inicia com quadro de cuidadores completo na rede municipal de ensino

A retomada das atividades nas 82 escolas da rede municipal de ensino, na última segunda-feira (19/02), foi marcada pela tranquilidade em relação aos cuidadores. O quadro está completo, atendendo todas as necessidades das escolas municipais de Ensino Fundamental. São 275 cuidadores: 200 com turno de 22 horas e 75 com turno de 44 horas. Eles devem atender cerca de 400 estudantes.

A empresa que contratou os profissionais, vencedora da dispensa de licitação, será responsável pela prestação do serviço até, pelo menos, a metade do ano. Isso porque o processo licitatório para o novo contrato de cuidadores, lançado pela segunda vez no final de 2017, foi suspenso por determinação judicial. Segundo a diretora financeira da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Danúbia Sartor, um novo processo licitatório já foi encaminhado para a contratação de 275 profissionais. Ele prevê também a garantia de atividades de capacitação. “Essa medida prevê a transição somente para o período que sucede as férias escolares de inverno, a fim de evitar a quebra de vínculo com os estudantes atendidos”, afirma Danúbia.

De acordo com a secretária da Educação, Marina Matiello, o serviço prestado pela Smed é referência para outras redes de ensino. “Atendemos com excelência os estudantes que necessitam de cuidadoria no que diz respeito aos aspectos de alimentação, locomoção e higiene. Somos referência para outros municípios e até mesmo para outras redes de ensino”, destaca.

Além disso, o Município oferece Atendimento Educacional Especializado com professores de AEE, que além de atender no contraturno, orientam professores no planejamento de atividades focadas nas necessidades individuais desses estudantes.

Capacitação de cuidadores
A Secretaria Municipal da Educação realizou, nos dias 15 e 16 de fevereiro, a capacitação dos cuidadores. Foram oito horas de formação sobre o funcionamento das escolas municipais, orientações a respeito das principais características das deficiências, dicas de auxílio aos PCDs e instrução sobre a importâncias das Atividades de Vida Diária (AVDs).