Smed capacita cuidadores que atuam na Rede Municipal de Ensino

A Secretaria Municipal da Educação realizou, nos dias 15 e 16 de fevereiro, a capacitação dos cuidadores contratados pela Topsul, empresa vencedora da dispensa de licitação. O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores, nos turnos da manhã e da tarde, e reuniu cerca de 280 profissionais.

A capacitação inicial, com oito horas de duração, está entre as competências da Smed, conforme edital. O objetivo da formação é informar aos cuidadores sobre o funcionamento das EMEFs da Rede Municipal de Ensino, orientar a respeito das principais características das deficiências, oferecer dicas de manejo com Pessoas com Deficiência e instruir sobre a importâncias das Atividades de Vida Diária (AVDs).

Os ministrantes da capacitação são os profissionais da Equipe Multiprofissional: Cleinara Pires Cardoso (professora do AEE), Cassiano Camerin (psicólogo) e Eliete Leal (assistente social), gerenciados por Viviane Liliam Marques (gerente pedagógica do AEE). Os participantes ainda contaram com palestras sobre cuidados para alunos com deficiência física, pela terapeuta ocupacional Suelen Modesto, e autismo, ministrada pela psicóloga Janemara da Rosa Matuella e pela psicopedagoga Denise Schneider Igansi.

O processo licitatório para o novo contrato de cuidadores foi lançado pela segunda vez no final de 2017, porém, foi suspenso por determinação judicial. O novo edital prevê a contratação de 275 profissionais, além de critérios de qualificação que devem garantir atividades de capacitação para os cuidadores. A Smed já encaminhou o novo processo licitatório, cujo contrato tem início previsto para o segundo semestre de 2018. Essa medida prevê a transição somente para o período que sucede as férias escolares, a fim de evitar mais transtornos.

Escola Municipal Cidade Nova é entregue à comunidade

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade Nova foi entregue à comunidade da Zona Oeste de Caxias do Sul nesta segunda-feira (19/02). A inauguração contou com a presença de diversas autoridades como o prefeito Daniel Guerra e a secretária da Educação, Marina Matiello; além de pais, alunos e professores. A solenidade teve uma benção do pároco do bairro Cidade Nova, além do plantio de mudas de pitangueira e apresentação da banda do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea.

Para o prefeito de Caxias do Sul, a entrega dessa obra representa um importante marco para a cidade. “Eu não escondo a alegria de estar vivendo este momento. Inaugurar escolas é garantir um futuro melhor. Esta, em especial, é muito importante para toda a comunidade escolar e, principalmente, para os pais, que aguardavam com muito expectativa esta inauguração”, afirmou Daniel Guerra.

A titular da Smed falou sobre o principal objetivo da escola: a felicidade dos alunos. “É com muita satisfação que entregamos essa escola à comunidade, especialmente por ela atender as necessidades de vagas nesse zoneamento. Conto com toda comunidade educativa para que se faça bom uso desse espaço, considerando que ele é da comunidade escolar, mas também do bairro Cidade Nova e de toda Caxias”, destacou Marina Matiello.

De acordo com o diretor da EMEF Cidade Nova, Alex Lopes, são muitas as expectativas que acompanham este início de ano letivo. “Teremos muitos desafios pela frente, mas, com garra, determinação, força de vontade e, principalmente, o apoio da comunidade escolar, tenho certeza de que iremos superá-los”, reforçou.

A estrutura abrigará quatro turmas de Educação Infantil para crianças de quatro e cinco anos (duas turmas de Jardim I e duas turmas de Jardim II), além de duas turmas do primeiro ano e uma turma de cada um dos anos restantes do Ensino Fundamental (2° ao 9° ano). Num primeiro momento, 201 estudantes estão matriculados. Mas esse número subirá gradativamente até a capacidade total que é de 500 vagas. Os pedidos de transferência devem ser feitos na Central de Matrículas. Já as inscrições para a Educação Infantil iniciam nesta terça-feira (20/02) e também podem ser feitas via Central.

A escola possui nove salas de aula, além de laboratórios, refeitório, quadras de esporte e acesso para pessoas com deficiência. Possui, ainda, características sustentáveis, como caixa d’água com captação de água da chuva e bicicletário. Além disso, a construção é composta, em parte, por blocos ecológicos. O empreendimento custou cerca de R$ 2,9 milhões e foi pago com recursos do Município.

Histórico

A licitação para a construção do prédio foi lançada em 2013. No entanto, a obra enfrentou problemas, como a rescisão de contrato por parte da empresa responsável, que alegou dificuldades financeiras em 2015. A retomada dos trabalhos ocorreu dois anos mais tarde, após a reformulação do projeto.

Escolas da rede municipal iniciam o ano letivo

A inauguração da EMEF Cidade Nova marcou o início do ano letivo na rede municipal de ensino de Caxias do Sul. Nesta segunda-feira, cerca de 36 mil estudantes começaram as aulas nas 82 escolas municipais. De acordo com a secretária da Educação, Marina Matiello, o ano inicia com o quadro completo de professores e cuidadores.

Foto: Mateus Argenta