Prefeitura entrega nova escola para comunidade do bairro Cidade Nova na próxima segunda-feira

O ano letivo 2018 começa com uma boa notícia para a rede municipal de ensino. Na próxima segunda-feira (19/02), a Prefeitura de Caxias do Sul inaugura a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade Nova. A estrutura era uma antiga reivindicação dos moradores da Zona Oeste e atenderá cerca de 500 estudantes.

Serão quatro turmas de Educação Infantil para crianças de quatro e cinco anos (duas turmas de Jardim I e duas turmas de Jardim II), além de duas turmas do primeiro ano e uma turma de cada um dos anos restantes do Ensino Fundamental (2° ao 9° ano). A escola possui nove salas de aula, além de laboratórios, refeitório, quadras de esporte e acesso para pessoas com deficiência.

A escola tem características sustentáveis, como caixa d’água com captação de água da chuva e bicicletário. Além disso, a construção é composta, em parte, por blocos ecológicos. O empreendimento custou cerca de R$ 2,9 milhões e foi pago com recursos do Município.

“Trata-se de uma edificação com acessibilidade, amplas instalações e aspectos que enfatizam a sustentabilidade, o respeito e a relação com o meio ambiente. Além disso, há incentivo ao desenvolvimento de aprendizagens ativas por meio de metodologias inovadoras, para que os estudantes e a comunidade educativa tenham ciência não apenas da qualidade desse novo ambiente, mas também das diferentes formas de aprender”, afirma a secretária da Educação, Marina Matiello.

As aulas na escola começam já na segunda-feira e os alunos participarão da cerimônia de inauguração, que inicia às 9h.

Histórico

A licitação para a construção do prédio foi lançada em 2013. No entanto, a obra enfrentou problemas, como a rescisão de contrato por parte da empresa responsável, que alegou dificuldades financeiras em 2015. A retomada dos trabalhos ocorreu dois anos mais tarde, após a reformulação do projeto.

Abertura do ano letivo 2018 reúne equipes diretivas da rede municipal de ensino

O início do ano letivo foi marcado por um momento de integração entre as equipes diretivas das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e as coordenações das Escolas de Meio Rural e de Educação Infantil da Gestão Compartilhada. O evento ocorreu no UCS Teatro, nesta quinta-feira (15/02), e reuniu cerca de 200 pessoas. Todos foram recepcionados com pipoca, picolé e a música da artista Jéssica Thomé. Uma cabine de fotos registrou o reencontro dos professores.

A programação contou também com apresentação da Escola de Dança Flamenca La Cueva, mensagem do Frei Jaime Bettega, exposição de serviços oferecidos por outras secretarias municipais e uma palestra com o Superintendente Executivo da Associação Educadora São Carlos, Gustavo Gastardelli. Ele falou sobre os desafios e as novas diretrizes da educação, além do papel do líder nas escolas.

Entre as autoridades presentes estava o prefeito Daniel Guerra. Ele lembrou de números importantes conquistados em 2017, como a redução da lista de espera na Educação Infantil. “Quando assumimos o governo, tínhamos seis mil crianças aguardando por uma vaga. Em apenas um ano, já reduzimos para cerca de 4,5 mil”, disse.

Já a secretária da Educação, Marina Matiello, agradeceu o esforço e o trabalho de transformação nas escolas em 2017. Para este ano, o foco será a qualificação. “Temos as melhores expectativas para 2018. Um ano de muitas aprendizagens, respeito ao próximo e às diversidades, em que as novas equipes diretivas começam com um brilho no olhar e esperança. Desejo um ótimo trabalho a todos e que possamos juntos possibilitar dias mais felizes de aprendizagem escolar”, destacou.

A professora Adriana Restelatto foi eleita diretora da escola Catulo da Paixão Cearense para a gestão 2018/2020. Ela também compartilha de uma visão positiva para o início das aulas. “Tenho muitas expectativas, principalmente de poder acolher novos alunos e famílias que estão chegando. Queremos também organizar e pôr em prática o que aprendemos durante essas férias, além de atingir nossa meta, que é melhorar a aprendizagem”, afirmou.

Ao final do evento, foram distribuídos kits contendo uma lembrança da Smed e livros. As aulas nas 82 escolas de Ensino Fundamental iniciam na próxima segunda-feira, dia 19 de fevereiro, para 36 mil estudantes da rede municipal.

Fotos Mateus Argenta