Secretaria da Educação promove Seminário Tecnológico para professores

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) realizou um Seminário Interno de Informática Educativa e Tecnomídias, com o tema “Compartilhando Saberes”, na sexta-feira (01/09). O objetivo foi compartilhar experiências visando a qualificação do fazer pedagógico. Cerca de 90 professores que atuam em Laboratórios de Informática Educativa (LIE) e Tecnomídias da Rede Municipal de Ensino (RME) participaram da atividade.

O papel da escola como espaço de criação foi abordado pelo palestrante Calebe Borges. Já Alexandra Cemin falou sobre a importância das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem dos estudantes.”Além de organizar as ideias, a programação robótica ajuda a ver o mundo de maneira mais criativa e crítica, despertando o gosto por aprender e desenvolvendo habilidades de trabalho de forma coletiva e colaborativa”, explica Alexandra.

Professores participam de formação sobre culturas afro-brasileira e indígena

A Secretaria Municipal da Educação (Smed), por meio do Grupo de Trabalho Interligar (GT Interligar), realizou nesta quinta-feira (31/08) o “Encontro de Formação das Relações Étnico-Raciais”. O objetivo é aprofundar a temática das culturas afro-brasileira e indígena. Cerca de 70 professores da Rede Municipal de Ensino (RME) participaram do evento.

A formação teve a intenção de possibilitar reflexões, debates e alternativas de trabalho sobre esses temas em sala de aula. A partir desta formação os professores poderão ser multiplicadores das vivências aprendidas. “Nossa sociedade é constituída de forma complexa, plural e diversa. Neste contexto a Smed se propõe a criar condições e possibilidades para a inserção da diversidade cultural e da equidade social no cotidiano da escola e da sala de aula do ensino fundamental,” diz Maria Fátima M. Santos, assessora pedagógica da Smed.