Secretaria da Educação — (54) 3901-2323

Rua Borges de Medeiros, 260, Centro

© 2019 Prefeitura de Caxias do Sul

Direção Pedagógica

A Direção Pedagógica promove, monitora e avalia ações que facilitem o processo de aprendizagem dos estudantes. Todo o processo é articulado entre o pensar, o saber e o fazer. A prática do setor é respaldada pelos aspectos legais, administrativos e relacionais que orientam as escolas da rede municipal de educação, por meio dos assessores que estão organizados em GT’s (Grupos de Trabalho) específicos para cada área de atuação.

1 - Ações Educativas Complementares - GT Interligar

O Programa Ações Educativas Complementares tem como objetivo proporcionar às escolas, oficinas de caráter artístico, cultural e socioeducativo. Possibilitam além de uma atividade extra uma maior integração do estudante com a escola, melhor uso do tempo livre, ampliação do tempo dos estudantes no ambiente escolar, experimentação de atividades artísticas e culturais, vivências de novas linguagens artísticas, desenvolvimento de habilidades, possibilidade de conviver em grupo e ampliação de sua visão de mundo.

2 - AEE/ Equipe Multiprofissional - GT AEE

Registros de Cuidadoria

Clique aqui para ver as Formações de Educação Especial

Solicitação de Avaliação para Flexibilização de Carga Horária
Publicado dia 16/09/2019 às 11:16
Solicitação de Avaliação para Flexibilização de Carga Horária
Publicado dia 16/09/2019 às 11:16
Registro de Cuidadoria.odt
Publicado dia 28/02/2019 às 09:45
Apresentação Desenvolvimento da Linguagem2
Publicado dia 03/09/2019 às 12:53
Ficha de Inscrição para Equoterapia
Publicado dia 23/09/2019 às 11:26
Solicitação de Avaliação da Equipe Multiprofissional
Publicado dia 23/09/2019 às 11:26
Solicitação de Avaliação da Equipe Multiprofissional
Publicado dia 23/09/2019 às 11:26

3 – Aprendizagem Profissional – GT Interligar

Em manutenção

4 – Bandas Escolares – GT Interligar

Foto por Carolina Canton

As Bandas Escolares têm como finalidade principal ajudar, apoiar, regulamentar e estruturar propostas no âmbito escolar, tornando possível melhorar os aspectos educacionais e sociais que fazem parte da estrutura pedagógica das escolas, construindo valores voltados à cultura. Ainda possibilitam aos estudantes, uma relevante contribuição na formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades e favorece o exercício consciente da cidadania, desempenhando um papel importante na mobilização da comunidade escolar, estimulando a cultura e a valorização da educação musical.

Visando a permanência do aprendizado musical, e considerando o grande investimento em instrumentos que as escolas fizeram, ressaltamos que a banda escolar tem por finalidades:

  • Participar dos eventos culturais, das datas cívicas e dos eventos promovidos pela Secretaria Municipal da Educação de Caxias do Sul e, quando possível, por outras secretarias e instituições públicas ou privadas.
  • Desempenhar papel de mobilização e integração do entorno da comunidade escolar.
  • Ampliar as possibilidades de formação musical para os estudantes da rede municipal de ensino.
  • Desenvolver o aprendizado musical, por meio de atividades práticas e teóricas que envolvam vivências de criação, apresentações musicais, técnica e apreciação.
  • Desenvolver habilidades e competências através do envolvimento dos estudantes nas linguagens musicais, expressão corporal, movimentos de dança, execução de roteiros e evoluções, durante ensaios e apresentações.
  • Apresentar-se em eventos tais como: Desfile Cívico de 07 de setembro, Festa da Família, Feira do Livro, Festa do Agricultor, Comemoração da Semana Farroupilha, Quermesse, Rodeio, Comemoração do Natal, Semana da Criança, Eventos nas escolas, Festas na comunidade, bem como o Encontro de Bandas das Escolas Municipais da RME.

Em 2017, a Smed iniciou o movimento de reativação das bandas escolares através da professora/instrutora da RME Jéssica Thomé, com a função de atuar com cinco escolas. Necessitando ampliar a oferta e envolver as demais escolas da rede, no ano de 2018 somou-se ao trabalho o professor Dinarte Paz. Atualmente, são dez escolas envolvidas com as bandas escolares, totalizando mais de 400 estudantes. São elas:

  • EMEF Erny de Zorzi (Distrito Vila Oliva)
  • EMEF Pe. João Schiavo (Distrito Fazenda Souza)
  • EMEF Ruben Bento Alves
  • EMEF Eng. Mansueto Serafini
  • EMEF Fioravante Weber
  • EMEF Gov. Roberto Silveira
  • EMEF Prof. Ester Justina Benvenutti
  • EMEF Pres. Castelo Branco
  • EMEF Fermino Ferronato
  • EMEF Erico Verissimo (Distrito Vila Seca)

Em 2019, para contribuir com a consolidação das políticas públicas de estímulo à cultura e de valorização da educação musical, a Secretaria Municipal da Educação reativou a Banda Escolar Municipal de Caxias do Sul, que reúne, voluntariamente, estudantes das escolas municipais que já participam das bandas de suas respectivas escolas, a fim de representar a cidade em apresentações diversas.

5 – Biblioteca – GT Interligar

Em manutenção

6 - BNCC

Clique aqui para ver sobre a Reestruturação Curricular

7 – Cipave

O Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE) estabelecido pela Lei Municipal No 6.025, de 12 de junho de 2003, e regulamentado pelo Decreto Municipal Nº 13.097, de 8 de fevereiro de 2007, está vinculado à Secretaria Municipal da Educação (Smed) e à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS) de Caxias do Sul. Seu principal objetivo é envolver as comunidades na prevenção de situações de vulnerabilidade que se apresentam no âmbito escolar e comunicação de situação de risco aos órgãos responsáveis.

O foco no trabalho prevencionista articula-se à visão pedagógica e conta com a colaboração de outras instâncias e instituições, no sentido de reduzir riscos de acidentes e de violência escolar. As atividades desenvolvidas nas escolas fundamentam-se nos seguintes eixos de trabalho:

– Prevenção de Violência Escolar; – Prevenção de Acidentes de Trânsito; – Prevenção de Incêndios e Primeiros Socorros; – Prevenção ao Uso de Drogas; – Pacificação Restaurativa; – Proteção do Patrimônio Público;

– Promoção à Segurança Digital;

– Promoção ao Civismo e à Cidadania

Cada escola Municipal de Ensino Fundamental possui sua própria Comissão composta por pais, alunos, funcionários, professores e diretores, em número proporcional ao de estudantes matriculados. No início de cada ano, o grupo realiza um diagnóstico das principais dificuldades encontradas para que seja elaborado o Plano Anual de Atuação. De acordo com as especificidades locais, são propostas atividades de integração entre escola e comunidade, bem como o fortalecimento de parcerias com os colaboradores do Programa:

– Guarda Municipal – 12o BPM – Batalhão de Polícia Militar – 5o BBM – Batalhão de Bombeiros Militares – Polícia Federal – Grupo de Prevenção ao Uso de Drogas no Rio Grande do Sul – Polícia Civil – Polícia Rodoviária Federal – Escola Pública de Trânsito;

Ao longo de sua trajetória o Programa CIPAVE vem agregando novos parceiros, atualmente conta com: – Liga da Defesa Nacional do Estado do Rio Grande do Sul – Núcleo de Caxias do Sul; – Grupo de Trabalho Reconexão / Smed;

– Setor de Informática / Smed;

Além da realização de projetos que cada escola executa, a Coordenação do Programa, por meio de assessores- referência e Núcleos de Gestão da Aprendizagem (NGAs), desenvolve inúmeras ações, entre elas: formações relacionadas às temáticas dos Eixos e às demandas contemporâneas emergentes, como o uso seguro da internet, Concurso de Vídeos Cipave, palestras educativas e de conscientização, atos cívicos, encontros de socialização de boas práticas e de promoção de abordagens restaurativas, via REconexão.

A equipe REconexão atende, de modo sistemático, às demandas do eixo de Pacificação Restaurativa, contribuindo para construção de uma Cultura de Paz. Nesse sentido, vincula-se ao Programa Municipal de Pacificação Restaurativa – Caxias da Paz, respaldado pela Lei Municipal No 7.754, de 29 de abril de 2014, por meio da Comissão de Paz constituída pela Smed.

Para o acompanhamento constante do Programa Cipave a Secretaria Municipal da Educação disponibiliza às escolas o Mapeamento online. A plataforma de registro usada pela Seduc - Secretaria Estadual de Educação e pela Smed- Secretaria Municipal da Educação - permite que as instituições de ensino acompanhem em tempo real seu desempenho, mensurando os índices de vulnerabilidade de sua comunidade escolar e avaliem as estratégias de prevenção, permitindo o constante aprimoramento de ações previstas pela Cipave escolar.

Todas essas ações visam a auxiliar na redução de riscos de acidentes e de violência escolar no município de Caxias do Sul, qualificando cada vez mais as as políticas públicas de nosso território.

Neste ano, também houve uma novidade no Mapeamento Online, a plataforma de registro usada na Cipave-Smed e Seduc, que permite que as instituições de ensino acompanhem em tempo real seu desempenho, mensurando os índices de vulnerabilidades de sua comunidade escolar. A partir deste ano, as direções das escolas estaduais e municipais de Caxias do Sul terão acesso a um gráfico de desempenho, que mostrará o resultado das ações preventivas e ocorrências da escola, e disponibilizará tutoriais e assessoria com a Seduc.

2019

I Festival de Música EDUCASOM

Acesse aqui Regulamento e o formulário de inscrição (Para realizar a inscrição, é necessário logar com uma conta do Gmail)

Protocolo para abordagem e encaminhamento de crianças e adolescentes em situação de risco no âmbito escolar.
Publicado dia 20/05/2019 às 11:45

Concurso de Vídeos Cipave

IV Concurso de Vídeos Cipave 2017

Foram 8 vídeos participantes do concurso promovido pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed) e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Universidade de Caxias do Sul, que teve, como objetivo principal, a reflexão, através da produção de vídeos sobre o tema “A diversidade Ético-Racial que nos Une”dentro dos eixos do programa Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave): Prevenção a Violência Escolar, Prevenção de Incêndios e Primeiros Socorros, Prevenção aos Acidentes de Trânsito, Prevenção ao Patrimônio Público, Prevenção ao Uso de Drogas, Promoção da Paz.

Confira os vídeos*

E.M.E.F Machado de Assis – A leitura como ferramenta de combate ao preconceito racial

E.M.E.F Presidente Tancredo de Almeida Neves – É tudo o que vejo

E.M.E.F Professora Leonor Rosa – Somos iguais

E.M.E.F Professora Marianinha Queiroz – Isso é Macumba

E.M.E.F Ruben Bento Alves – A Pele

E.M.E.F Santa Lúcia – Jornal da Manha Segunda Edição

E.M.E.F Santa Lúcia – Sonhando Com Um Dia Melhor

E.M.E.F Vereador Marcial Pisoni – Somos Diferentes Porem Iguais

* Caso os vídeos não abram com o seu navegador, tente abrir com o FireFox (baixe aqui).

V Concurso de Vídeos Cipave 2018

“Protagonismo juvenil é a participação do adolescente em atividades que extrapolam os âmbitos de seus interesses individuais e familiares e que podem ter como espaço a escola, os diversos âmbitos da vida comunitária: igrejas, clubes, associações e até mesmo a sociedade em sentido mais amplo, através de campanhas, movimentos e outras formas de mobilização que transcendem os limites de seu entorno sócio- comunitário ” (Costa, 1996:90)

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal da Educação e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social/Programa CIPAVE, convida as escolas a participarem do V Concurso Anual de Vídeos CIPAVE Protagonistas da Paz, de 12/09 a 07 /11/2018.

Novidades desta edição:– inscrições e entrega dentro de um prazo único;– autoria;– protagonismo juvenil.

Mais informações: 3901 2323 – ramal 220 – Smed /CIPAVE

Regulamento (Anexos 1, 2 e 3)
Publicado dia 28/02/2019 às 09:57
– Produção Audiovisual em Software Livre – FISL
Publicado dia 14/05/2019 às 14:05
– Tutorial Kdenlive – Edição Audiovisual em Software Livre – UCS – 2016
Publicado dia 14/05/2019 às 14:05
– Pequenas Câmeras, Grandes Filmes – APOSTILA
Publicado dia 14/05/2019 às 14:05

8 – Conselhos Escolares | Conselhos de Pais – GT Interligar

Os Conselhos Escolares têm como objetivo fortalecer os mecanismos de participação de todos os segmentos da comunidade escolar, visando a efetivação da gestão democrática.

Legislação Conselho Escolar

Compilação Leis
Publicado dia 28/02/2019 às 10:03
Decreto nº 9.952
Publicado dia 28/02/2019 às 10:03
Lei nº 5.312
Publicado dia 28/02/2019 às 10:03
Lei nº 6.168
Publicado dia 28/02/2019 às 10:03

Formação

Formação_Conselheiros_Escolares_2019
Publicado dia 28/08/2019 às 10:46
Lista de presença reuniões
Publicado dia 28/08/2019 às 10:46
Sugestão de Regimento Interno - CE.
Publicado dia 28/08/2019 às 10:46

9 – Coordenação Pedagógica

Legislação Conselho Escolar

2017

Nesta página, os coordenadores das escolas podem acessar os arquivos referentes às atividades de formação desenvolvidas pela Smed.

Formação GT Cuidar

11 de outubro de 2017

Apresentação Deisi Noro
Publicado dia 28/02/2019 às 10:11

Formação GT Interligar - 14 e 21/06

Formação Coordenadores Pedagógicos 14 e 21 de junho
Publicado dia 28/02/2019 às 10:13

Formação GT Vincular - 16/08

Formação GT Vincular 16/08
Publicado dia 28/02/2019 às 10:14

Formação GT Vincular - 13/06

Apresentação Vinculação Centro
Publicado dia 28/02/2019 às 10:22
Apresentação Vincular Territorial
Publicado dia 28/02/2019 às 10:22
Presença agenda estudantes
Publicado dia 28/02/2019 às 10:22
Ficha de encaminhamento
Publicado dia 28/02/2019 às 10:22
Bilhete para pais território
Publicado dia 28/02/2019 às 10:22
Bilhete para pais centro
Publicado dia 28/02/2019 às 10:22
Bilhete para início de atendimento Centro
Publicado dia 28/02/2019 às 10:22
Bilhete Falta Injustificada
Publicado dia 28/02/2019 às 10:22
Formação GT Anos Finais – 24 de maio
Publicado dia 28/02/2019 às 10:26
Formação GT Anos Iniciais – 17 de maio
Publicado dia 28/02/2019 às 10:26
GTS Formação Coordenadores Pedagógicos – Abril
Publicado dia 28/02/2019 às 10:26

2019

Reunião de Coordenadores Pedagógicos – 12/06
Publicado dia 17/06/2019 às 14:00
Reunião de Coordenadores Pedagógicos – 07/05
Publicado dia 17/06/2019 às 14:00
Reunião de Coordenadores Pedagógicos – 13/03
Publicado dia 14/05/2019 às 14:12

2018

Reunião Coordenadores Pedagógicos – 29/11 e 05/12
Publicado dia 28/02/2019 às 10:28
Reunião Coordenadores Pedagógicos – 06/03
Publicado dia 28/02/2019 às 10:28
Formação Coordenadores Pedagógicos – 25/09 (1)
Publicado dia 28/02/2019 às 10:28
Formação Coordenadores Pedagógicos – 25/09 (2)
Publicado dia 28/02/2019 às 10:28
Formação Coordenadores Pedagógicos – 12/06
Publicado dia 28/02/2019 às 10:28
Formação Coordenadores Pedagógicos – 12/07
Publicado dia 28/02/2019 às 10:28

10 – CPM – Círculo de Pais e Mestres – GT Interligar

O Círculo de Pais e Mestres (CPM) é uma entidade civil, com personalidade jurídica, sem fins lucrativos e regida por Estatuto próprio. São integrantes do CPM todos os pais ou responsáveis e mestres da Escola, e administrado por uma diretoria eleita de três em três anos, sempre na primeira quinzena de novembro.

Tem por finalidade: 1. Integrar a família com a Escola; 2. Integrar a Escola com a comunidade; 3. Reivindicar assuntos pertinentes junto às autoridades competentes; 4. Promover e fortalecer relações educativas, emancipadoras e inclusivas; e 5. Examinar e aprovar a prestação de contas das verbas recebidas.

Estatuto CPM com Alteração
Publicado dia 28/02/2019 às 10:34
Estatuto CICPM
Publicado dia 28/02/2019 às 10:34
Requerimento
Publicado dia 28/02/2019 às 10:34
Relação responsáveis prestação de contas
Publicado dia 28/08/2019 às 10:50
Relação de Faturamento
Publicado dia 28/02/2019 às 10:35

Eleições de CPM 2017

Modelos

Modelo de Ata Comissão Eleitoral 1
Publicado dia 28/02/2019 às 10:37
Modelo de Edital 2
Publicado dia 28/02/2019 às 10:37
Modelo de Ficha de Inscrição 3
Publicado dia 28/02/2019 às 10:37
Modelo de Ata de Eleição mais de uma chapa 4
Publicado dia 28/02/2019 às 10:37
Modelo de ata de Eleição por Aclamação 5
Publicado dia 28/02/2019 às 10:37
Modelo de Ata de Posse 6
Publicado dia 28/02/2019 às 10:37
Nominata da Diretoria 7
Publicado dia 28/02/2019 às 10:37
Modelo de Ficha Dados Presidente CPM 8
Publicado dia 28/02/2019 às 10:37
Requerimento
Publicado dia 28/02/2019 às 10:37
Cronograma Eleição CPM 2017
Publicado dia 28/02/2019 às 10:41
Formação Eleição CPM 2017
Publicado dia 28/02/2019 às 10:41

11 – Educação Infantil – GT EI

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral das crianças de zero a cinco anos e onze meses, por meio das interações e da brincadeira, considerando o educar e o cuidar como processos indissociáveis.

O atendimento na Educação Infantil na rede pública municipal é realizado em escolas de Educação Infantil e em escolas municipais de Ensino Fundamental. Para administrar as 45 escolas de Educação Infantil, que atendem crianças de zero a cinco anos, o Município estabeleceu contrato de gestão compartilhada com três entidades. Na maioria das escolas municipais de Ensino Fundamental, há turmas de pré-escola, que atendem crianças de quatro e cinco anos. O processo de inscrição das crianças na Educação Infantil da rede pública é realizado na Central de Matrículas e gerenciado pela Secretaria Municipal da Educação – Smed.

Por meio da Smed, a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul investe na qualificação dos profissionais, dos espaços, tempos, materiais, equipamentos e alimentação, buscando garantir uma Educação Infantil de qualidade, com a valorização do lúdico e das culturas infantis e a garantia do direito ao brincar. As escolas contam com assessoria técnico-pedagógica, que acompanha, orienta o trabalho realizado e promove encontros de formação com os profissionais – reuniões, oficinas, cursos, palestras e seminários. Também são realizadas ações que visam à articulação entre a educação e outras instâncias, incluindo saúde, cultura, assistência social, esporte, lazer, Conselhos Municipais, entre outras.

A Smed conta, ainda, com Comissão de Monitoramento e Fiscalização, cujo objetivo é orientar, acompanhar, fiscalizar e avaliar as instituições públicas e particulares do Município, zelando pela observância da legislação e primando pela qualidade no atendimento às crianças.

Clique aqui para ver as Formações de Educação Infantil

12 – EJA – Educação de Jovens e Adultos – GT Interligar

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma Modalidade da Educação Básica, destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental na idade própria, sendo assegurado aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do estudante, seus interesses, condições de vida e de trabalho, articulando-se, preferencialmente, com a educação profissional. A Educação de Jovens e Adultos (EJA), direito subjetivo para os que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade própria, tem garantido o seu oferecimento na Constituição Federal Art. 208, Inciso I, e na LDBEN Arts. 4º, 5º, 37 e 38. Essa Modalidade tem o compromisso histórico de resgatar uma dívida social com aqueles que não tiveram a oportunidade de continuar ou conclui-los.

Escolas com a modalidade EJA:

  • EMEF Caldas Júnior
  • EMEF Dolaimes Stédille Angeli
  • EMEF Guerino Zugno
  • EMEF Prefeito Luciano Corsetti
  • EMEF Presidente Castelo Branco
  • EMEF Rosário de São Francisco

Reuniões 2019

Formação EJA - 05 de julho
Publicado dia 11/07/2019 às 11:02
Reunião EJA – 31 de maio
Publicado dia 18/06/2019 às 10:15
Reunião EJA – 07 de maio
Publicado dia 09/05/2019 às 10:52
Reunião EJA – 12 de abril
Publicado dia 09/05/2019 às 10:52
Reunião EJA – 13 de março
Publicado dia 09/05/2019 às 10:52
– Campanha Consumo Saudável – Apresentação
Publicado dia 09/05/2019 às 10:52
– Campanha Consumo Saudável – Módulo I – O Valor do Tempo e do Dinheiro
Publicado dia 09/05/2019 às 10:52
– Projeto Linha de Chegada
Publicado dia 09/05/2019 às 10:52

Clique aqui para ver as Formações da EJA em 2018 e 2017

13 – Fonoaudiologia e Psicopedagogia – GT Vinculação

O serviço de Fonoaudiologia do Vinculação atua através de estimulação em grupos de 4 estudantes, com idade a partir de 5 anos, que apresentem trocas e ou omissões de sons na fala (desvios fonológicos). É realizada uma avaliação inicial dos casos encaminhados pelas escolas da rede com suspeita de alteração na fala a fim de identificar se há indicação para os grupos ou necessidade de encaminhamento para outros serviços. Os grupos de estimulação ocorrem semanalmente e ao final de cada encontro é também realizada orientação às famílias, oferecendo estratégias que podem ser utilizadas para contribuir no desenvolvimento da linguagem, auxiliando o trabalho feito nos grupos. Além disso semestralmente é realizado encontro com a coordenação pedagógica e professores das escolas a fim de trocar informações sobre os estudantes em atendimento. O serviço de Fonoaudiologia ocorre em 2 núcleos Centro e CAIC.

O serviço de Psicopedagogia do Vinculação intervém nas situações de dificuldade de aprendizagem. O trabalho considera o processo de aprendizagem e suas interfaces com os vários campos do conhecimento. Ele é realizado em grupos de 5 estudantes, do 1º ao 4º ano. A Pscicopedagogia contribuirá através de diagnóstico, investigação, intervenção e orientação enfatizando as possibilidades e adequações necessárias para uma melhor aprendizagem. Os atendimentos são realizados por 15 Psicopedagogas, os mesmos acontecem no Núcleo Centro e em algumas escolas da Rede Municipal.

Fonoaudiologia

Ficha de encaminhamento para a Fonoaudiologia
Publicado dia 28/02/2019 às 10:49

Psicopedagogia

Bilhete Inicio do Atendimento Psicopedagógico Núcleo Escolas
Publicado dia 28/02/2019 às 10:49
Bilhete para Inicio do Atendimento Psicopedagógico Núcleo Centro
Publicado dia 28/02/2019 às 10:49
Ficha de Encaminhamento Psicopedagogia
Publicado dia 28/02/2019 às 10:49

14 – Geekie

O projeto é uma plataforma digital que oferece exercícios e aulas online para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A tecnologia serve de apoio ao trabalho desenvolvido em sala de aula. Pelo Geekie, é possível identificar os pontos fortes e oportunidades de cada estudante, de acordo com os componentes curriculares.

Apresentação Coordenadores e Multiplicadores
Publicado dia 28/02/2019 às 10:52
Termo de Adesão ao Projeto
Publicado dia 28/02/2019 às 10:52

15 – Grêmio Estudantil – GT Interligar

O Grêmio Estudantil é a entidade que representa os estudantes da escola.

Formação “Aprimoramento de Habilidades de Liderança”

Estatuto do Grêmio
Publicado dia 28/02/2019 às 10:55
Eleição de Grêmio Estudantil
Publicado dia 28/02/2019 às 10:55
Modelos Atas Grêmio Estudantil
Publicado dia 28/02/2019 às 10:55
Passo a Passo Grêmio Estudantil
Publicado dia 28/02/2019 às 10:55

Notícias do Grêmio

Notícias do Grêmio
Publicado dia 14/05/2019 às 14:20
Professora Leonor Rosa
Publicado dia 14/05/2019 às 14:20
Ruben Bento Alves
Publicado dia 14/05/2019 às 14:20
Vitório Rech Segundo
Publicado dia 14/05/2019 às 14:20
Zélia Furtado
Publicado dia 14/05/2019 às 14:20

16 – Linguagens Artísticas – GT Interligar

Oficina de Musicalização 2018

Percussão brasileira para sala de aula (materiais de apoio)

17 – NTM – Núcleo de Tecnologia Municipal

EAD – Prefeitura Municipal de Caxias do Sul

18 – Organograma do Setor Pedagógico

Organograma do Setor Pedagógico (com ramais)

Foto por Setor Pedagógico

19 – PAI – Programa Alfabetizar por Inteiro

O Programa Alfabetizar por Inteiro envolve um conjunto de ações voltadas para a alfabetização, considerando as necessidades apontadas pelas Escolas, o monitoramento das turmas do 1º ao 3º ano e o compromisso com a alfabetização plena de todos os estudantes, buscando corrigir o fluxo nos anos iniciais da escolaridade e qualificando as aprendizagens.

NÚCLEO DE ALFABETIZAÇÃO

O Núcleo de Alfabetização atua de forma conjunta na implementação de ações voltadas para a alfabetização, considerando as necessidades apontadas pelas Escolas, o monitoramento das turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental e o compromisso com a alfabetização plena de todos os estudantes, buscando corrigir o fluxo nos anos iniciais da escolaridade e qualificando as aprendizagens.

Para a efetivação das ações do grupo realiza-se trimestralmente o Monitoramento da Alfabetização que possibilita um diagnóstico a respeito do nível de Apropriação do Sistema de Escrita e Leitura dos estudantes do 1º ao 3º ano, bem como daqueles que ainda não consolidaram a alfabetização. Esta ação envolve:

  • Estudo e elaboração das avaliações de ESCRITA e LEITURA;
  • Organização das orientações para aplicação, além de sugestões de projetos que podem ser desencadeados a partir da avaliação;
  • Recebimento de cópia física das fichas de acompanhamento de todas as escolas da RME, cerca de 430 turmas, com resultados de leitura e escrita de aproximadamente dez mil estudantes do 1º ao 3º ano;
  • Tabulação dos resultados, análise e comparativo;
  • Estudo e reflexão acerca dos resultados;
  • Acompanhamento das turmas junto à assessoria dos Anos Iniciais, sendo possível observar o desempenho individual de cada estudante/turma a cada monitoramento, bem como a necessidade de atendimento no Projeto Mais Alfabetização, segundo critérios estabelecidos;
  • Assessoria às escolas, fomentando a implementação de ações pontuais para a elevação dos níveis de apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e Leitura.

Considerando que muitos estudantes com dificuldades necessitam de uma abordagem pedagógica mais dirigida e sistemática para aprendizagens mais efetivas, contamos com o Projeto Mais Alfabetização que visa atender, prioritariamente, estudantes com defasagem no processo de alfabetização. Este projeto prevê a Docência Compartilhada onde professor regente e professor do Mais Alfabetização atuam conjuntamente em sala de aula, propondo atividades específicas para um trabalho integrado com os colegas da turma, considerando os diferentes tempos de aprendizagem. Além disso, o projeto também investe em atendimento grupal onde os estudantes desenvolvem atividades específicas para que possam avançar em suas hipóteses e consolidar a alfabetização.

O projeto prevê ainda atendimento mensal para professores que atuam diretamente com os estudantes, reforçando o afeto e o vínculo como elementos essenciais para a aprendizagem e promovendo momentos de estudo considerando a proposta de docência compartilhada, a fim de garantir a flexibilização curricular, além de socialização de experiências sobre a prática.

Para implementação do projeto, cabe ao grupo orientar e acompanhar o trabalho dos profissionais envolvidos, tendo em vista a efetivação da docência compartilhada, a qualificação do planejamento, das intervenções e registros pedagógicos, bem como, realizar ações conjuntas com os demais serviços de apoio à aprendizagem, para encaminhamentos a partir de necessidades observadas. Esta implementação compreende:

  • Levantamento de necessidades de turnos de atendimento para cada escola com base na ficha de indicados e nos resultados do Monitoramento;
  • Acompanhamento da designação de profissionais realizada pelo setor administrativo;
  • Elaboração das orientações para implementação do projeto nas escolas;
  • Revisão, análise e estudo dos documentos enviados pelas escolas;
  • Tabulação e atualização dos dados recebidos;
  • Orientações para adequações nos documentos e acompanhamento do trabalho via telefone e assessorias nas escolas e SMED.

O grupo realiza também Formação para Professores que atuam em turmas de 1º ano, bem como para professores atuarem no Projeto Mais Alfabetização enfatizando a tríade “corpo, mente e afeto” no processo de alfabetização.

Cientes da importância da consolidação do processo de alfabetização na trajetória dos estudantes, o grupo, primando pela melhoria da qualidade da educação, mobiliza a todos os envolvidos para que desempenhem seu papel de forma qualificada, compartilhando responsabilidades a fim de garantir os direitos de aprendizagem aos educandos, tendo sempre como premissa que todos são capazes de aprender.

Responsáveis: Carla Brisotto, Lisiane Ferreira Faganello, Marinês Fátima Feiten da Silva, Tatiana Subtil de Vargas Baldin

Projeto +Alfabetização

A administração municipal, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), de acordo com o plano de metas “Compromisso Todos pela Educação”, do governo federal, com as diretrizes nacionais e com o Plano Nacional de Educação, dá continuidade ao Projeto +Alfabetização. A iniciativa atende, prioritariamente, alunos com defasagem no processo de alfabetização. O projeto é destinado a estudantes que ainda não consolidaram o processo inicial de aprendizagem, proporcionando atendimento em grupo e docência compartilhada a fim de garantir o avanço no conhecimento e a flexibilização curricular.

Também prevê a formação continuada dos professores que atuam diretamente com os alunos. Para isso, promove momentos de estudo e socialização de experiências, reforçando a importância do afeto e do vínculo como elementos essenciais para a aprendizagem.

+Alfabetização: Orientações e Documentos

Orientações Gerais +Alfabetização 2019
Publicado dia 02/08/2019 às 09:24
Orientações 2º semestre +Alfabetização 2019
Publicado dia 02/08/2019 às 09:24
Orientações Finais +Alfabetização 2019
Publicado dia 11/11/2019 às 15:39
Critérios Estudantes +Alfabetização 2019
Publicado dia 02/08/2019 às 09:25
Anexo 1_Dados Identificação
Publicado dia 11/06/2019 às 15:23
Anexo 2_Horário Atendimentos
Publicado dia 11/06/2019 às 15:23
Anexo 2_Horário Atendimentos
Publicado dia 11/06/2019 às 15:23
Anexo 3_Planilha Atendimentos
Publicado dia 11/06/2019 às 15:23
Anexo 3_Planilha Atendimentos
Publicado dia 11/06/2019 às 15:23
Anexo 4_Pasta Registros
Publicado dia 11/06/2019 às 15:23
Anexo 4_Pasta Registros
Publicado dia 11/06/2019 às 15:23
Anexo 5_Registros Pedagógicos
Publicado dia 11/06/2019 às 15:23
Anexo 5_Registros Pedagógicos
Publicado dia 11/06/2019 às 15:23

Monitoramento da Alfabetização - Novembro de 2019

orientacoes_monitoramento_novembro2019
Publicado dia 11/11/2019 às 15:30

1º ano

avaliacao_escrita_1ano
Publicado dia 11/11/2019 às 15:31
avaliacao_escrita_1ano
Publicado dia 11/11/2019 às 15:31
avaliacao_leitura_1ano
Publicado dia 11/11/2019 às 15:33
avaliacao_leitura_1ano
Publicado dia 11/11/2019 às 15:33

2º e 3º anos

avaliacao_escrita_2 e 3ano
Publicado dia 11/11/2019 às 15:35
avaliacao_escrita_2 e 3ano
Publicado dia 11/11/2019 às 15:35
avaliacao_leitura_2 e 3ano
Publicado dia 11/11/2019 às 15:35
avaliacao_leitura_2 e 3ano
Publicado dia 11/11/2019 às 15:35

Fichas de Acompanhamento

ficha_acompanh_leitura
Publicado dia 11/11/2019 às 15:36
ficha_acompanh_escrita
Publicado dia 11/11/2019 às 15:36

Sugestões de Atividades

sugestoes de atividades para o monitoramento III
Publicado dia 11/11/2019 às 15:37

Monitoramento da Alfabetização - Julho de 2019

Orientações Gerais
Publicado dia 25/06/2019 às 16:35

1º ano

Avaliação Escrita ODT
Publicado dia 25/06/2019 às 16:25
Avaliação Escrita PDF
Publicado dia 25/06/2019 às 16:25
Avaliação Leitura ODT
Publicado dia 25/06/2019 às 16:26
Avaliação Leitura PDF
Publicado dia 25/06/2019 às 16:26

2º ano

Avaliação Escrita ODT
Publicado dia 25/06/2019 às 16:28
Avaliação Escrita PDF
Publicado dia 25/06/2019 às 16:28
Avaliação Leitura ODT
Publicado dia 25/06/2019 às 16:28
Avaliação Leitura PDF
Publicado dia 25/06/2019 às 16:28

3º ano

Avaliação Escrita ODT
Publicado dia 25/06/2019 às 16:29
Avaliação Escrita PDF
Publicado dia 25/06/2019 às 16:29
Avaliação Leitura ODT
Publicado dia 25/06/2019 às 16:29
Avaliação Leitura PDF
Publicado dia 25/06/2019 às 16:29

Fichas de Acompanhamento

Escrita
Publicado dia 25/06/2019 às 16:32
Leitura
Publicado dia 25/06/2019 às 16:32

Sugestões de Atividades

Links Pirata de Palavras
Publicado dia 25/06/2019 às 16:33

Monitoramento da Alfabetização – Março 2019

Orientações Gerais
Publicado dia 14/05/2019 às 14:25

1º ano

Avaliação Escrita – pdf
Publicado dia 14/05/2019 às 14:26
Avaliação Escrita – odt
Publicado dia 14/05/2019 às 14:26
Avaliação Leitura – pdf
Publicado dia 14/05/2019 às 14:26
Avaliação Leitura – odt
Publicado dia 14/05/2019 às 14:26

2º ano

Avaliação Escrita – odt
Publicado dia 14/05/2019 às 14:28
Avaliação Escrita – pdf
Publicado dia 14/05/2019 às 14:28
Avaliação Leitura – odt
Publicado dia 14/05/2019 às 14:28
Avaliação Leitura – pdf
Publicado dia 14/05/2019 às 14:28

3º ano

Avaliação Leitura – odt
Publicado dia 14/05/2019 às 14:29
Avaliação Leitura – pdf
Publicado dia 14/05/2019 às 14:29
Avaliação Escrita – odt
Publicado dia 14/05/2019 às 14:29
Avaliação Escrita – pdf
Publicado dia 14/05/2019 às 14:29

Fichas de Acompanhamento

Ficha de Acompanhamento – Leitura
Publicado dia 14/05/2019 às 14:30
Ficha de Acompanhamento – Escrita
Publicado dia 14/05/2019 às 14:30

Sugestões de Atividades

Chapeuzinho Amarelo
Publicado dia 14/05/2019 às 14:31

Monitoramento de Alfabetização – Julho 2019

Monitoramento da Alfabetização – Novembro 2019

20 – Palestras e Seminários

As palestras e seminários oferecidos pela Secretaria Municipal da Educação têm o objetivo de contribuir para a contínua qualificação dos professores e funcionários. Abaixo estão links de algumas atividades realizadas neste ano.

Gustavo Gastardelli – Gestão e Educação A Arte de Ser Leve – 12/07/2017
Publicado dia 19/03/2019 às 10:37
Dra Patrícia Peck Pinheiro – Ética e Segurança Digital- Educar com Responsabilidade – 07/04/2017
Publicado dia 19/03/2019 às 10:37

21 – Planos de Estudo e Matriz Curricular

ORIENTAÇÕES PLANOS DE ESTUDO E MATRIZ CURRICULAR 2019
Publicado dia 16/08/2019 às 10:28
Modelo_OFICIO_Planos_de_Estudo_2020
Publicado dia 16/08/2019 às 10:28
Matriz_Curricular_Regular_EJA_2020
Publicado dia 28/08/2019 às 13:42

22 – Projetos – GT Interligar

Em manutenção

23 – PSE – Programa Saúde na Escola – GT Interligar

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma estratégia de integração para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras, através do pacto de compromisso firmado entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e a Secretaria da Educação (Smed).

O Programa, após nove anos de implementação, sofreu algumas alterações que facilitarão sua execução. Porém, segue privilegiando a escola como espaço de articulação das políticas públicas voltadas para crianças, adolescentes e jovens. Através do desenvolvimento de ações conjuntas, tem o objetivo de promover a atenção à saúde e prevenção das doenças e agravos da saúde dos estudantes.

Constituído por representantes das duas secretarias, o Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) coordena as ações, através de orientação e acompanhamento aos profissionais envolvidos no desenvolvimento deste Programa, de acordo com a realidade, as necessidades e as vulnerabilidades de cada instituição de ensino envolvida.

A execução do Programa conta com a participação da assessoria pedagógica da Smed e da equipe técnica da SMS, na construção de um espaço pedagógico de discussão, que promova a cultura da prevenção e do autocuidado. A efetividade e a qualidade do trabalho dependem do envolvimento da Escola e da Rede Básica de Saúde, em cada território, numa relação de corresponsabilidade e parceria a fim de que as ações sejam executadas com sucesso.

Aedes Aegypti

FOCOS de Aedes Aegypti

Abaixo, segue listagem dos focos de Aedes Aegypti encontrados recentemente em Caxias do Sul.

Solicitamos que divulguem na comunidade escolar e auxiliem na eliminação dos criadouros de mosquitos (todos os locais com água parada).

Ano 2018: 9 Focos

DATA - BAIRRO - IMÓVEL - TIPO DE CRIADOURO

  • 21/02/18 - Planalto - Residência - Pote
  • 21/02/18 - Planalto - Residência - Pote
  • 05/03/18 - Planalto - Residência - Cano
  • 06/03/18 - Planalto - Residência - Caixa d’água captação água da chuva
  • 06/03/18 - Pioneiro - Ponto Estratégico - Lona Plástica
  • 08/03/18 - Planalto - Residência - Lata
  • 04/04/18 - São Caetano - Ponto Estratégico - Sucata de veículo
  • 10/04/018 - Cânyon - Residência - Pneu
  • 12/04/18 - Nossa Senhora da Saúde - Ponto Estratégico - Pneu

Mais informações: Vigilância Ambiental em Saúde/SMS – Rogério Poletto – (54)3202-1438

Cartão SUS

Cartao SUS
Publicado dia 19/03/2019 às 10:54
Ficha Cartão SUS
Publicado dia 19/03/2019 às 10:54

Grupo de Trabalho Local UBS E Escola PSE

Apresentação GT Local
Publicado dia 19/03/2019 às 10:56

Nota Informativa Nº6 – Monitoramento das ações

Nota Informativa Nº6
Publicado dia 19/03/2019 às 10:57

Escolas EMEFs e EEIs NGAs 2018

Escolas EMEFs e EEIs NGAs 2018
Publicado dia 19/03/2019 às 10:57

Relação Escolas/UBSs 2018

Relação Escolas/UBSs 2018
Publicado dia 19/03/2019 às 10:58

Autoinspeção dos Prédios Públicos

Autoinspeção dos prédios públicos
Publicado dia 19/03/2019 às 11:00

24 – Psicologia e Serviço Social – GT Cuidar

O Grupo de Trabalho Cuidar é formado por duas psicólogas e uma psicopedagoga. Sua atuação se dá em três segmentos: professores; professores readaptados/com delimitação de tarefas e famílias. Através do desenvolvimento de ações de prevenção em saúde física, social e mental, tem como objetivos: desenvolver e/ou manter um ambiente escolar harmônico, saudável e favorecedor de aprendizagens;Aproximar famílias dos estudantes e escolas, fomentando sua participação, responsabilização e envolvimento no processo educativo.

O segmento Professores busca possibilitar espaços de reflexão e de cuidado, instrumentalizando esses profissionais para a tomada de consciência das próprias emoções, pensamentos e comportamentos e da inter-relação entre eles; a regulação emocional e fisiológica; o conhecimento de estratégias de resolução de problemas; a compreensão da comunicação assertiva e a comunicação não violenta; o conhecimento de estratégias de administração do tempo e a gestão de comportamentos.

O segmento Famílias propicia a reflexão acerca do papel da escola na comunidade e da participação desta na escola, oferecendo estratégias de aproximação e de qualificação das relações familiares, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade do ensino. O trabalho desenvolvido pelo GT Cuidar é oferecido a todas as escolas, de forma específica e pontual, atendendo às demandas solicitadas e constatadas, respeitando as particularidades que cada uma delas apresenta.

FIA
Publicado dia 09/08/2019 às 09:56
Orientação para Elaboração de Parecer Escolar para os serviços de Saúde
Publicado dia 09/07/2019 às 12:15
Fluxo Educação Saúde - Orientações
Publicado dia 09/07/2019 às 12:15
Questionário SNAP IV
Publicado dia 19/03/2019 às 11:06
Ficha de Notificação Escolar ao Conselho Tutelar
Publicado dia 19/03/2019 às 11:13
Formulário Psicossocial
Publicado dia 19/03/2019 às 11:13
Ficha de Notificação – MP-DPCA
Publicado dia 19/03/2019 às 11:13
Orientações quanto a nova FICAI
Publicado dia 19/03/2019 às 11:13

25 – Publicações

A Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul (RME) apresenta uma multiplicidade de projetos e ações. Cada escola traz sua singularidade às práticas educativas. A Secretaria Municipal da Educação (Smed), comprometida com o projeto de cidade em que todos aprendem, lança os Cadernos Pedagógicos nºs 5, 6, 7, 8, 9 ,10, 11 e 12, que divulgam os trabalhos educativos produzidos pelos profissionais que fazem a educação na RME.

Nessa perspectiva, os Cadernos Pedagógicos pretendem estabelecer um espaço para a publicação dos trabalhos realizados pelos professores, coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores, professores que atuam em bibliotecas escolares, secretários de escola, profissionais do programa Vinculação, assessores pedagógicos da SMED, entre outros. A intenção é que reflitam sobre a sua prática docente, concebam a escola como um espaço de conquista, inspiração, aprendizagem e felicidade, conheçam os trabalhos realizados pelos colegas e sintam-se instigados a relatarem suas experiências.

Vai, assim, uma coletânea de artigos à consideração de todos os profissionais da educação, para leitura e crítica em momentos de conversação pedagógica. Os Cadernos Pedagógicos são uma aposta e um convite a novos diálogos.

Cadernos Pedagógicos

Caderno 1 – Referenciais da Educação da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul
Publicado dia 25/03/2019 às 14:00
Caderno 2 – Planos de Estudo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental
Publicado dia 25/03/2019 às 14:00
Caderno 3 – Português
Publicado dia 25/03/2019 às 14:00
Caderno 3 – Matemática
Publicado dia 25/03/2019 às 14:00
Caderno 3 – Língua Estrangeira
Publicado dia 25/03/2019 às 14:00
Caderno 3 História
Publicado dia 25/03/2019 às 14:00
Caderno 3 Geografia
Publicado dia 25/03/2019 às 14:00
Caderno 3 Ensino Religioso
Publicado dia 25/03/2019 às 14:00
Caderno 3 – Educação Infantil – 1º ao 5º ano
Publicado dia 25/03/2019 às 14:00
Caderno 3 – Educação Física
Publicado dia 25/03/2019 às 14:00
Caderno 3 – Ciências
Publicado dia 25/03/2019 às 14:00
Caderno 3 – Arte
Publicado dia 25/03/2019 às 14:00
Caderno 4 – Planos de Estudo da Educação de Jovens e Adultos
Publicado dia 25/03/2019 às 14:04
Caderno 5 – Educação Infantil
Publicado dia 25/03/2019 às 14:04
Caderno 6-Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
Publicado dia 25/03/2019 às 14:04
Caderno 7- Avaliação e Planejamento
Publicado dia 25/03/2019 às 14:04
Caderno 8-Ensino Fundamental Sementes de Alfabetização
Publicado dia 25/03/2019 às 14:04
Caderno 9- Ensino Fundamental Frutos da Alfabetização
Publicado dia 25/03/2019 às 14:04
Caderno Pedagógico 10 – Ensino Fundamental – Tempo de Compartilhar
Publicado dia 25/03/2019 às 14:08
Caderno 11 - Ensino Fundamental Tempo de Semear e Colher
Publicado dia 25/03/2019 às 14:04
Caderno 12 - Ensino Fundamental Tempo de Acolher
Publicado dia 25/03/2019 às 14:04
Caderno 13 - 20 anos de Informática Educativa na Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul
Publicado dia 25/03/2019 às 14:04
Caderno 14 – Resumo das Comunicações – Conversações Pedagógicas 2013
Publicado dia 25/03/2019 às 14:08
Caderno 15 – Caderno de Notícias – Conversações Pedagógicas 2014
Publicado dia 25/03/2019 às 14:08
Caderno 16 – Artigos das Comunicações – Conversações Pedagógicas 2015
Publicado dia 25/03/2019 às 14:08

26 – REconexão | Práticas Restaurativas/ Transformativas

Facilitadores-referência: Adilson Martins Correa | Alexandre Ferronato | Andréa Machado da Silveira

A Equipe REconexão visa a qualificar o trabalho já realizado pelas Escolas da Rede Municipal, promovendo atividades e atendimentos focados em abordagens e práticas restaurativas e/ou transformativas. Utiliza essa ferramenta como estratégia para a prevenção à violência e para a resolução de questões com potencial conflituoso. Transmite às comunidades escolares ideias de igualdade, segurança, responsabilidade, participação e conexão.

A Equipe REconexão oferece atendimento a crianças, adolescentes, seus entornos familiares, comunitários, concomitante com a rede de apoio socioassistencial, quando essa estiver ligada, direta ou indiretamente, à vida educacional e ao senso de pertencimento das partes envolvidas.

As práticas restaurativas primam pela redução de danos emocionais e físicos, bem como pela transformação de situações conflitivas em oportunidades de aprendizagem, através do diálogo e mediante a participação e a corresponsabilização dos envolvidos e, em alguns casos, da comunidade relacionada, face às consequências de um incidente.

Os Círculos de Construção de Paz podem ser usados para lidar com problemas comportamentais através de ações práticas, favorecendo a implantação de uma metodologia restaurativa, de acordo com a realidade de cada escola. Objetiva criar espaços de práticas pedagógicas circulares em que professores e estudantes troquem informações sobre assuntos pontuais, aprimorando-os, através de discussões sistemáticas e democráticas, ampliando o tema elencado e sua assimilação. E, ainda, estimulam aplicações destinadas à construção de senso de comunidade, fortalecendo as Redes de Apoio à Escola.

Galeria de imagens
1 de 2 imagens

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

FLUXO

– A escola solicita atendimento do REconexão através de ofício, encaminhado-o à Smed, via gerência;

– O REconexão recebe os casos, efetua uma avaliação da pertinência do procedimento, e, sendo o caso, inicia o atendimento com pré-círculos, círculos e pós-círculos, quando necessário;

– Ao término do atendimento de casos conflitivos, poderá ser lavrado um “Relatório Sumário”, acompanhado, ou não, de um “Termo do Acordo” entre os envolvidos;

– Caso uma situação ultrapasse o escopo cabível de resolutividade para essa Equipe, bem como comprometer a imparcialidade de seus facilitadores, enquanto agentes do processo, haverá impedimento de atendimento e o mesmo receberá outro encaminhamento.

27 – Relações Étnico-Raciais – GT Interligar

Sugestão de Leitura
Publicado dia 25/03/2019 às 14:11
Encontro de Formação das Relações Étnico-raciais
Publicado dia 25/03/2019 às 14:11

28 – Tempo Integral – GT Interligar

A educação integral visa a formação integral do estudante independente do tempo de permanência na escola e, a escola de tempo integral, pode ser um dos bons caminhos para efetivar a educação integral eficiente, pois esta exige mais tempo disponível de estudantes, de professores e de outros agentes sociais, que podem contribuir com a escola. Ao implantar a Política da Educação Integral em Tempo Integral o Município de Caxias do Sul, conta com os atos legais deste Sistema Municipal de Ensino, que referendam os preceitos legais constantes na legislação superior, bem como dispõem de orientações a serem consideradas na proposição e organização da educação integral nas escolas de tempo integral. Atualmente o Município de Caxias do Sul conta com duas escolas de Tempo Integral na sua totalidade e duas escolas com a educação infantil e os anos iniciais com tempo integral.

ESCOLAS COM TEMPO INTEGRAL DA RME

  • EMEF Américo Ribeiro Mendes
  • EMEF Engenheiro Mansueto Serafini
  • EMEF São Vicente de Paulo

29 – Turmas de Aceleração de Estudo – GT Interligar

As turmas de Aceleração de Estudos para estudantes com defasagem idade/escolaridade de dois anos ou mais, são um dispositivo legal com o objetivo de beneficiar àqueles estudantes que ingressam tardiamente no sistema regular de ensino ou que, por diferentes motivos, não conseguiram atingir o nível de adiantamento correspondente a sua idade.

ESCOLAS COM TURMAS DE ACELERAÇÃO EM 2019

  • EMEF Dezenove de Abril (manhã)
  • EMEF Dolaimes Stedile Angeli (manhã)
  • EMEF Fioravante Webber (manhã)
  • EMEF Governador Leonel Brizola (tarde)
  • EMEF Guerino Zugno (manhã)
  • EMEF Machado de Assis (manhã)
  • EMEF Paulo Freire (tarde)
  • EMEF Presidente Tancredo de Almeida Neves (manhã – 2 turmas)
  • EMEF Professora Ilda Clara Sebben Barazzetti (tarde)
  • EMEF Renato João Cesa (manhã)
  • EMEF Ruben Bento Alves (manhã)

Planos de Trabalho

Secretaria Municipal da Educação — (54) 3901-2323

Rua Borges de Medeiros, 260, Centro, Caxias do Sul, RS

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