Formação Ensino Fundamental

Anos Iniciais

Formação para atuar no projeto +Alfabetização – Junho/2019

Encontro 1 - 03/06

Diretrizes e proposta do Projeto +Alfabetização
Publicado dia 05/06/2019 às 15:02

Formulário

Encontro 2 - 06/06

Psicogênese e Alfabetização
Publicado dia 07/06/2019 às 13:28
Atividades favoráveis para os níveis de alfabetização
Publicado dia 07/06/2019 às 13:28

Encontro 3 - 11/06

Alfabetização Matemática
Publicado dia 21/06/2019 às 11:28

Materiais de apoio:

Situações atividades grupais
Publicado dia 21/06/2019 às 11:28
Tabuleiro
Publicado dia 21/06/2019 às 11:28
Dinâmica
Publicado dia 21/06/2019 às 11:32
Livros sugeridos
Publicado dia 21/06/2019 às 11:28
Cartelas
Publicado dia 21/06/2019 às 11:32
Jogos
Publicado dia 26/06/2019 às 11:25

Encontro 4 - 26/06

Docência Compartilhada - Psicóloga Sonia Rossetti
Publicado dia 03/07/2019 às 09:31
Monitoramento da Alfabetização e documentos do Projeto
Publicado dia 03/07/2019 às 09:31

Clique aqui para realizar a avaliação dos encontros

Formações para Professores de 1º ano – 2019

Encontro 1 - 24/04

Desenvolvimento Infantil/ Ludicidade
Publicado dia 06/05/2019 às 12:07
Quem são as pessoas com quem trabalhamos? Conversando sobre as crianças do 1* ano – Sonia Rossetti
Publicado dia 06/05/2019 às 12:07

Encontro 2 - 26/04

Rotina e Ambiente Alfabetizador
Publicado dia 06/05/2019 às 12:08

Encontro 3 - 29/04

Alfabetização Matemática
Publicado dia 06/05/2019 às 12:09
Sugestões de jogos
Publicado dia 06/05/2019 às 12:09

Encontro 4 - 02/05

Psicogênese e Alfabetização
Publicado dia 06/05/2019 às 12:10
Atividades favoráveis para os níveis de alfabetização
Publicado dia 06/05/2019 às 12:10

Formulário Virtual – Hipóteses da psicogênese da língua escrita

Encontro 5 - 06/05

Consciência Fonológica
Publicado dia 10/05/2019 às 12:52
Slides complementares
Publicado dia 10/05/2019 às 12:52

Formulário Virtual – Avaliação do Encontro para professores de 1º ano/ 2019

Formação para atuar no projeto +Alfabetização – Março/2019

Encontro 1

Histórico, princípios e proposta pedagógica do Projeto +Alfabetização
Publicado dia 06/05/2019 às 12:13
Jogo dos bonecos
Publicado dia 06/05/2019 às 12:13

Encontro 2

Docência Compartilhada – habilidades socioemocionais, proposta e experiência na RME de Caxias do Sul
Publicado dia 06/05/2019 às 12:14

Encontro 3

Psicogênese da língua escrita, aprendizagem significativa e flexibilização Níveis Psicogênese
Publicado dia 06/05/2019 às 12:15

Encontro 4

Monitoramento da Alfabetização na RME – avaliação diagnóstica e aprendizagem escolar
Publicado dia 06/05/2019 às 12:15

Formação para atuar no projeto + Alfabetização – Novembro/2018

Encontro 1 – Jogo dos Bonecos
Publicado dia 21/02/2019 às 12:01
Encontro 2 – Docência Compartilhada –
Publicado dia 21/02/2019 às 12:01
Encontro 3 – Psicogênese da língua escrita, aprendizagem significativa e flexibilização
Publicado dia 21/02/2019 às 12:01
Encontro 4 – Monitoramento da Alfabetização na RME
Publicado dia 21/02/2019 às 12:01

Formações para Professores de 1º ano – 2018

Encontro 1

Rotina e Ambiente Alfabetizador
Publicado dia 21/02/2019 às 12:05

Encontro 2

Consciência Fonológica
Publicado dia 21/02/2019 às 12:05
Ludicidade na Alfabetização
Publicado dia 21/02/2019 às 12:06

Encontro 3

Níveis da Psicogênese e Alfabetização
Publicado dia 21/02/2019 às 12:06
Níveis da Psicogênese
Publicado dia 21/02/2019 às 12:05
Jogo Bonecos Palito
Publicado dia 21/02/2019 às 12:05

Encontro 4

Alfabetização Matemática
Publicado dia 21/02/2019 às 12:08
Sugestões Jogos Matemáticos
Publicado dia 21/02/2019 às 12:08
Texto – Que Matemática ensinar no primeiro dos nove anos do Ensino Fundamental?
Publicado dia 21/02/2019 às 12:08

Formações para Professores de 1º ano – 2017

Encontro 1

Desenvolvimento Infantil
Publicado dia 21/02/2019 às 12:11
Psicomotricidade
Publicado dia 21/02/2019 às 12:17

Encontro 2

Níveis da Psicogênese e Monitoramento
Publicado dia 21/02/2019 às 12:13

Encontro 3

Rotinas e Práticas para Alfabetização
Publicado dia 21/02/2019 às 12:14

Encontro 4

Literatura Infantil e Alfabetização Matemática
Publicado dia 21/02/2019 às 12:14
Sugestões de Jogos Matemáticos
Publicado dia 21/02/2019 às 12:14

Anos Finais

Em manutenção

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma Modalidade da Educação Básica, destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental na idade própria, sendo assegurado aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do estudante, seus interesses, condições de vida e de trabalho, articulando-se, preferencialmente, com a educação profissional. A Educação de Jovens e Adultos (EJA), direito subjetivo para os que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade própria, tem garantido o seu oferecimento na Constituição Federal Art. 208, Inciso I, e na LDBEN Arts. 4º, 5º, 37 e 38. Essa Modalidade tem o compromisso histórico de resgatar uma dívida social com aqueles que não tiveram a oportunidade de continuar ou conclui-los.

Escolas com modalidade EJA

  • EMEF Caldas Júnior
  • EMEF Dolaimes Stedile Angeli
  • EMEF Guerino Zugno
  • EMEF Prefeito Luciano Corsetti
  • EMEF Presidente Castelo Branco
  • EMEF Rosário de São Francisco

EJA 2019

Reunião EJA – 07 de maio
Publicado dia 14/05/2019 às 12:37
Reunião EJA – 12 de abril
Publicado dia 14/05/2019 às 12:37
Reunião EJA – 13 de março
Publicado dia 14/05/2019 às 12:38
– Campanha Consumo Saudável – Apresentação
Publicado dia 14/05/2019 às 12:38
– Campanha Consumo Saudável – Módulo I – O Valor do Tempo e do Dinheiro
Publicado dia 14/05/2019 às 12:38
– Projeto Linha de Chegada
Publicado dia 14/05/2019 às 12:38

EJA – 2018

Reunião EJA – Março
Publicado dia 14/05/2019 às 12:40

EJA - 2017

EJA Período de Transição Legislação
Publicado dia 21/02/2019 às 12:21
Reunião Coordenadores Pedagógicos da EJA – 03/05/2017
Publicado dia 21/02/2019 às 12:21
Reunião EJA com Equipes Diretivas
Publicado dia 21/02/2019 às 12:21
Reunião Vice-Diretores da EJA – 13/06/2017
Publicado dia 21/02/2019 às 12:21